sexta-feira, 5 de abril de 2024

5ª AULA: O MÉTODO CIENTÍFICO E SUA APLICAÇÃO NO TRABALHO DO GEÓLOGO WILLIAM GILBERT (1544-1603)!

Nesta aula, em nível de "retomada"/ "recomposição", os alunos, desde os seus "Chromebooks" e do "espaço virtual" do Google Classroom, leram dois textos, a saber: 

➟ o (i) retirado de "MACHADO, Sídio. Biologia para o ensino médio: volume único. São Paulo: Scipione, 2003, p. 13-14", que relembra as etapas do Método Científico, bem como, 

➟ o (ii) retirado de "HART-DAVIS, Adam et al. O livro da ciência. São Paulo: Globo Livros, 2014, p. 44", que retrata os problemas, hipóteses e experimentações propostos pelo médico (e geólogo) inglês, William Gilbert (1544-1603).

Em seguida, (iii) os alunos elaboraram um texto destacando todas as etapas do Método Científico, presentes no segundo texto acima citado.

Os textos, uma vez prontos, serão publicados na seção Iniciação Científica (e.g. Larissa B. dos Santos), das Jornadas de Aprendizagens dos estudantes!

O objetivo desta aula girou em torno de possibilitar que os alunos percebessem que, em Ciências, o elemento "sorte" não é muito considerado; o "avanço de Gilbert não surgiu de um lampejo de inspiração, mas de 17 anos de experiências meticulosas" (HART-DAVIS, 2014, p. 44), bem como, pretendia-se que os estudantes se dessem conta da presença das etapas do Método Científico em todo o trajeto de pesquisas do então médico da rainha Elizabeth I (1533-1603).

Por outros termos, pretendia-se reconhecer os conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como, a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investiga o científica (cf. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a educação é a
base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018, p. 09. Fonte: Dispon vel em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 04 de abr., 2024, p. 321.

Curiosidade sobre a experimentação no pensamento de Gilbert (1544-1603)! 


Nenhum comentário:

8ª AULA: RECUPERAÇÃO (REESCRITA)!

A aula de hoje foi uma espécie de recuperação . Os alunos, uma vez tendo sido informados de a quantas andam as suas avaliações, o que foi fe...