5.1.3.1 Produções dos Alunos sobre Abdução
Produção 2:
Abdução e um pensamento que busca analisar várias informações em busca de convergir em direção a um resultado único que explica o que se pretende explicar.
Exemplo:
Todas as cortinas daquela caixa são azuis,
Essas cortinas são azuis,
essas cortinas são daquela caixa.
(Maria Elenira Gil dos Santos, 9º Ano, Turma 91, 15 anos)
Produção 3:
O raciocínio abdutivo é ampliativo, ele busca uma validez. O interessante é que a abdução é o único raciocínio que produz com a criatividade e a inovação. É uma lógica que introduz uma nova ideia.
Exemplo:
Eu acordo de manhã,
tem uma poça de água na sala. Eu me pergunto: “de onde saiu isso? Sei apenas que choveu!”.
Concluo, então, que, além de chuva, caiu granizo, quebrando um pedaço do telhado.
(Milene Matos de Souza, 9º Ano, Turma 91, 14 anos)
Produção 4:
O raciocínio abdutivo amplia as premissas, e, assim, como indução busca uma verdade. No entanto, a abdução, na verdade, é uma melhor explicação possível. Assim, como a dedução também busca a verdade. Porém, enquanto a indução e a dedução, se bem feitas, alcançam a verdade, na abdução essa verdade é apenas provável e não certa de forma definitiva.
Exemplo:
Levanto de manhã cedo, e vejo no piso de minha cozinha uma poça.
Logo me lembro que, ontem a noite, esqueci de colocar o jornal para meu cão fazer suas necessidades.
E, assim, elaborei a hipótese de que, meu cão tenha feito aquela poça no chão, pois não coloquei o jornal para o mesmo fazer as suas necessidades alí.
(Dandara Teixeira da Silva Lopes, 9º Ano, Turma 91, 15 anos)
Produção 5:
A abdução consiste na adoção provisória de uma hipótese, que pode, ou não, revelar acordo ou desacordo com um fato inicial, se acordo ou desacordo houver. Enfim, a abdução faz uma mera sugestão de que algo pode ser.
Exemplo:
Quando chove, a grama fica molhada.
A grama está molhada,
então, pode ter chovido.
(João Vitor Silva Bandeira, 9º Ano, Turma 91, 14 anos)
Produção 6:
A Abdução faz a sugestão de que alguma coisa que pode acontecer, ou aconteceu, deste, ou daquele jeito, é uma explicação.
É uma nova ideia, um único raciocínio, rápido, e, é feito com base na observação de algo.
Exemplo:
Se eu deixei um pirulito em cima da mesa, e saí,
e, quando volto, observa que só sobrou o palito,
é porque alguém comeu o seu pirulito; a minha sobrinha, que está na sala.
(Maiarah Eduarda de Matos Pocai, 9º Ano, Turma 91, 15 anos)
Produção 7:
A abdução faz uma mera sugestão de que algo possa ser. Isso é muito importante em Ciências. Só faz boas abduções quem tem experiência.
Exemplo:
Você, de manhã ao acordar e ir para a cozinha, se depara com uma louça muito suja na pia, você conclui que algum habitante da casa fez um lanche de madrugada.
(Herby Lors, 9º Ano, Turma 91, 15 anos)
Produção 8:
O raciocínio abdutivo é generalista, ele busca uma validade, mas, na verdade essa validade, sabe-se, é só uma possibilidade de validade, uma dentre tantas explicações possíveis, mas, ainda assim, a melhor delas.
Exemplo:
Todos os feijões daquela saca são brancos.
Esses feijões são brancos.
Logo, esses feijões são daquela saca
Exemplos comum em nosso dia a dia:
Quando você vê algumas pegadas normais de uma pessoa na areia da praia, a sua melhor conclusão é que essas pegadas são de uma pessoa normal andando sobre a areia e não de duas pessoas abraçadas cada uma pisando com apenas um pé.
Para concluir:
Uma esposa recebe flores,
o marido nunca gasta dinheiro com ela. As flores parecem as do jardim da vizinha,
ou seja, aquelas flores foram “tomadas” do jardim da vizinha.
(Adriano Bastos Oliveira Rosa, 9º Ano, Turma 91, 15 anos)
Produção 9:
A abdução consiste em assumir provisoriamente uma hipótese; “provisoriamente” porque pode não se confirmar. A lógica da abdução é muito usada na prática jurídica.
Exemplo:
Cheguei em casa e o meu colchão estava todo rasgado.
Meu cachorro estava deitado perto do colchão e estava com uma esponja na boca.
Provavelmente o cachorro rasgou.
(Matheus Felipe Oliveira Martins, 9º Ano, Turma 91, 15 anos)
Produção 10:
Abdução é o único raciocínio que produz a criatividade e a inovação, por ser a única lógica que introduz uma nova ideia, a partir da observação de alguma coisa.
Exemplo:
A grama de meu jardim está molhada, na verdade, parte dela está molhada.
A grama do pátio do meu vizinho está totalmente molhada,
então, não é que choveu, meu vizinho regou seu jardim com água da mangueira, parte daquela água respingou na grama do meu jardim.
(Felipe Ximendes Macedo Duarte, 9º Ano, Turma 91, 15 anos)
Produção 11:
Abdução e chegar a conclusões mais ou menos óbvias.
Exemplo:
Em uma casa só tem gatos cinzas.
No quintal de minha casa tem um gato cinza, e não é meu.
Então, esse gato é daquela casa.
(Eduardo Zanatta Goncalves, 9º Ano, Turma 91, 16 anos)
Como se viu, do mesmo modo que para indução e dedução, agora, em abdução, os alunos conseguiram guardar os principais aspectos inerentes a este tipo de raciocínio.
Passe-se, agora, à penúltima forma de pensar a ser abordada pelo presente texto.
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