Nesta aula, em nível de "retomada"/ "recomposição", os alunos, desde os seus "Chromebooks" e do "espaço virtual" do Google Classroom, leram dois textos, a saber:
➟ o (i) retirado de "MACHADO, Sídio. Biologia para o ensino médio: volume único. São Paulo: Scipione, 2003, p. 13-14", que relembra as etapas do Método Científico, bem como,
➟ o (ii) retirado de "HART-DAVIS, Adam et al. O livro da ciência. São Paulo: Globo Livros, 2014, p. 44", que retrata os problemas, hipóteses e experimentações propostos pelo médico (e geólogo) inglês, William Gilbert (1544-1603).
Em seguida, (iii) os alunos elaboraram um texto destacando todas as etapas do Método Científico, presentes no segundo texto acima citado.
O objetivo desta aula girou em torno de possibilitar que os alunos percebessem que, em Ciências, o elemento "sorte" não é muito considerado; o "avanço de Gilbert não surgiu de um lampejo de inspiração, mas de 17 anos de experiências meticulosas" (HART-DAVIS, 2014, p. 44), bem como, pretendia-se que os estudantes se dessem conta da presença das etapas do Método Científico em todo o trajeto de pesquisas do então médico da rainha Elizabeth I (1533-1603).
Por outros termos, pretendia-se reconhecer os conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como, a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investiga o científica (cf. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): a educação é a
base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018, p. 09. Fonte: Dispon vel em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 04 de abr., 2024, p. 321.
|
Curiosidade sobre a experimentação no pensamento de Gilbert (1544-1603)! |