De posse dos Chromebooks da escola, bem como de seus smartphones particulares, os alunos concluíram a leitura do capítulo 7 e avançaram na leitura do capítulo 9.
Nesta aula também houve a seguinte combinação: para a próxima aula, cada aluno deve trazer, com base em algum espanto seu (páthos), um fato (social ou natural), enfim, um fato que queira observar melhor para fins de constituir a "Pesquisa de Iniciação Científica".
A pesquisa usará o Método Científico, por nós longamente estudado, a saber:
→ partindo de uma espanto, interesse (páthos (início propriamente dito da Ciência)) o aluno deverá buscar um
→ fato natural (fato que aconteça na Natureza) ou fato social (fato também que ocorra no meio social)
→ sobre esse fato, o aluno fará observações (i)
Obs.: a observação é feita com os olhos, e, também, com registros fotográficos, desenhos, gravações de vídeos e áudio, por exemplo.
→ feito isso, a respeito do fato, será elaborado um problema (ii)
Obs:. o problema é sempre uma pergunta, termina, portanto, com um ponto de interrogação (?).
Ex.: "por que partes do bairro ainda são usadas para descarte de lixo?"
→ após essa elaboração, o estudante deverá construir algumas hipóteses (iii)
Obs.: a hipótese, ou ainda, as hipóteses, são as possíveis respostas para o problema elaborado.
Ex.:
- hipótese 1: "o bairro ainda é usado para o descarte de lixo, porque pessoas de lugares distantes vêm até aqui para fazer isso".
- hipótese 2: "os próprios moradores do bairro que descartam seus lixos nas proximidades do arroio do bairro".
→ com essa etapa concluída, um experimento (iv) deverá ser montado.
Obs.: o experimento é uma forma de reproduzir o fato anteriormente observado, bem como, as suas variáveis, ou seja, é a ocasião na qual os detalhes serão mais bem observados e analisados.
→ a análise dos resultados (v) é, como o nome já diz, a parte onde o estudante analisa, separa, detalha, é aquilo que emerge do experimento, o que o experimento permite mostrar e evidenciar.
→ feito isso o estudante passa para a etapa de elaboração de conclusões (vi), que são as explicações finais, excluindo as hipóteses que se mostraram falsas.
→ o experimento é novamente testado: repetição do experimento (vii), talvez até por outros colegas...
→ fim: o aluno procura elaborar um texto que seria a publicação científica (viii).
Estas são as 8 ("oito") etapas do Método Científico que o aluno da turma 91 deverá seguir para concluir a sua "Pesquisa de Iniciação Científica".
Nenhum comentário:
Postar um comentário