terça-feira, 31 de maio de 2022

SOBRE O 1º TRIMESTRE!

 Prezados estudantes,

ao longo do 1º Trimestre, que se desenvolveu de de 21 de fev. até dia 31 de mai., estudamos uma série que conteúdos extremamente importantes quando estamos falando em "letramento científico" (cf. BNCC, 2018, p. 321). Focamos em uma

perspectiva, [da] área de Ciências da Natureza, por meio de um olhar articulado de diversos campos do saber, [visando] assegurar [a vocês,] alunos do Ensino Fundamental [,] o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como a aproximação gradativa aos principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica. (BNCC, 2018, p. 321).

Deste modo, nos vimos:

► Os conhecimentos que antecedem os Conhecimento Científico:

→ Conhecimento popular

→ Saberes populares

Doxa 

► Os conhecimentos que antecedem a Ciência propriamente dita: o nascimento da Ciência

→ Desde os gregos:

» o abandono do pensamento mítico:

- o Lógos

- o Kósmos

- a Arché

- a Physis

- e o Páthos

► As Etapas da Investigação Científica: as Etapas do Método Científico:

→ Observação de um fato na natureza

→ Formulação do problema

→ A elaboração da hipótese

→ Montagem e execução do experimento

→ A análise dos resultados

→ Elaboração das conclusões

→ Repetição do experimento

→ Publicação científica  

Diante disso, estamos prontos para avançar nos  estudos que compreendem a Iniciação Científica. Faremos isso, ao longo do 2º Trimestre, com o auxílio de uma leitura básica. 


REFERÊNCIAS


BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018, p. 321. Fonte: Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 31 de mai., 2022)

MACHADO, Sídio. Biologia para o ensino médio: volume único. São Paulo: Scipionie, 2003, p. 13

Um comentário:

Anônimo disse...

“Divulgar a ciência — tentar tornar os seus métodos e descobertas acessíveis aos que não são cientistas — é o passo que se segue natural e imediatamente. Não explicar a ciência me parece perverso. Quando alguém está apaixonado, quer contar a todo o mundo. Este livro é um testemunho pessoal de meu caso de amor com a ciência, que já dura toda uma vida. Mas há outra razão. A ciência é mais do que um corpo de conhecimento, é um modo de pensar.

Esse foi o trecho na qual, eu Sharon Isdryani Verch Fernandes, mais me interessei;Porque assim como o Carl Sagan,eu também acredito que,a
ciência deve ou deveria,ser completamente divulgada, para que deste modo todos consigam adquirir conhecimento em relação a ciência.

14ª AULA: ELABORAÇÃO DE PESQUISA PARA O II SALÃO DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA, DA EMEF PORTO NOVO!

  Nesta aula, o professor cedeu os períodos para que os estudantes pudesem trabalhar em suas pesquisas para o II Salão & Semana de Inici...